Seguidores

5 de abr de 2013

Temperos !!!!! O que seria a vida sem eles???

Os temperos são essenciais na culinária, eu não fico sem porém não gosto dos industrializados prefiro fazer o meu próprio.
Geralmente faço na primeira semana do mês uma quantidade para todo ele. Hoje foi o dia e vou compartilhar com vocês como faço.
Bato no liquidificador uma quantidade de alho com azeite somente que é usado em comidas que precisam de alho sem o sal ou que não precisa de outros sabores interferindo no prato, tipo macarrão no alho e óleo.

Depois eu coloco outra remessa de alho agora com os talos da salsa, cebolinha, cebola, louro e uso sal marinho( sal grosso, isso por que é bem mais saudável).


Separo em potinhos para levar ao freezer pequenas quantidades para não ficar depois por muito tempo na geladeira. Separo um onde acrescento pimenta calabresa que uso para temperar carnes.
E agora vem a dica de economia domestica vejo em geral as pessoas depois de retirar o tempero do copo do liquidificador simplesmente colocar na pia pra lavar eu aqui faço diferente.
Eu coloco água filtrada no copo e bato para limpar bem os resíduos que fica e guardo a água em vidros na geladeira e uso para cozinhar arroz, macarrão, batatas etc... Como a água fica bem salgada vou colocando aos poucos na água do alimento a ser cozido.
Fiz sacolão(feira) na terça e higienizei o cheiro verde que ia usar no tempero guardei as folhas da salsinha em um vidro com pouca água e tampado na gaveta de legumes, as folhas eu seco na centrifuga de verduras e deixo só os caules em contato com a água. Faço isso quando tenho mais coisas para preparar, pois no dia que chego da feira é a prioridade higienizar depois vou ao preparo e conserva legal.
 Hoje vou preparar a conservação que aprendi na internet e que facilitou muito minha vida.
Corto as folhas das salsinhas e cebolinhas com tesoura (tenho uma só para culinária) em uma tigela e acrescento um pouco de azeite e misturo.
Depois coloco nas formas de gelo e acrescento mais azeite. Levo ao freezer e deixo endurecer e depois guardo em saquinhos como já falei antes.
E aproveitando já uso a tigela para preparar minha salada de hoje.
Onde tem mais uma dica de economia domestica. 
Eu utilizo a casca do melão para fazer saladas, descasco e corto em pedaços a fruta e guardo em pote na geladeira e a casca(previamente higienizada) eu corto bem fininha e cozinho dou choque térmico e congelo. E utilizo nas saladas ou faço refogada com legumes.
Hoje vou fazer salada de beterraba cozida e casca de melão.
Quando digo que economizo na comida não é que eu não como, só utilizo os alimentos em sua totalidade. Há as sementes do melão são lavadas, secas sobre papel toalhas e torradas. Uso depois em vitaminas.
Pra mim o minimalismo está em aproveitar melhor as coisas que temos, economizar não é deixar de comprar mas fazer uso inteligente daquilo que compra.